Planejamento FInanceiro
Planejar e controlar são tarefas importantes e necessárias em todas as atividades da empresa e utilizadas juntas possibilitam que as metas organizacionais sejam alcançadas. O planejamento financeiro fornece informações de planos financeiros que passam por uma análise criteriosa visando o crescimento da empresa auxiliando nas tomadas de decisões
O planejamento Financeiro estabelece o método pelas quais as metas financeiras devem ser atingidas. A meta mais freqüente adotada pelas empresas é o “crescimento”. Sem estimar as necessidades da empresa de utilizar um plano financeiro sólido a mesma pode acabar sem recursos suficientes para honrar os seus compromissos.
O planejamento não é uma iniciativa onde se pretende acertar tudo sempre, mas sim, minimizar as decepções e prejuízos visando maior eficácia e eficiência nos projetos e processos. Portanto, as utilizações do planejamento e do controle financeiro na empresa podem alinhar suas despesas e receitas com o interesse financeiro da organização O plano financeiro deve apresentar como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores.
No plano financeiro, apresentam-se, em números, todas as ações planejadas para a empresa. Perguntas chave que o empreendedor deverá responder neste item são:
Quanto será necessário para iniciar o negócio?
Existe disponibilidade de recursos para isto?
De onde virão os recursos para o crescimento do negócio?
Qual o mínimo de vendas necessário para que o negócio seja viável?
O volume de vendas que a empresa julga atingir torna o negócio atrativo?
A lucratividade que a empresa conseguirá obter é atrativa?
Estrutura do Plano Financeiro
1) Investimento Inicial
2) Receitas
3) Custos e Despesas
4) Fluxo de caixa
5) Demonstrativo de Resultados