Consumo
Consumo é o ato de adquirir bens e serviços através da compra. O consumo é algo básico para a sobrevivência humana. Muitas vezes acontece que a pessoa compra coisas de forma equivocada, sem haver a real necessidade, o que é denominado de consumismo.
O consumo pode ser dividido nos seguintes tipos:
*Consumo final :
*Consumo intermediário :
*Consumo individual :
*Consumo essencial:
*Consumo coletivo :
*Consumo supérfluo :
*Consumo ostentatório.
Após os eventos da Revolução Industrial, o consumo mundial aumentou muito com a evolução das industrias, automobilística, eletrônica, com isso as pessoas começaram a consumir mais produtos industrializados, criando assim uma ideologia de consumo excessivo.
Ainda discutindo a história da tendência consumista, podemos destacar a vinculação da possibilidade de comprar ao poder, por muitos anos, o consumo era privilégio de classes mais ricas (e ainda é). Com o desenvolvimento econômico, da produção e da publicidade, as distâncias foram sendo diminuídas. O que se pode perceber na atualidade é um nivelamento de desejos. Reforçados pelos modelos e padrões de vida apresentados pela mídia, como os gostos e hábitos de celebridades, criando uma valorização social.
O consumo é fruto de um sistema industrial que evoluiu.
A ideologia consumista tem como “motor” na mídia global, que faz as pessoas comprarem cada vez mais.
A sociedade de consumo hoje, avalia, reconhece e julga as pessoas pelo aquilo que compram ou consomem. Criando com isso, um ciclo vicioso em que o cidadão trabalha de forma árdua para manter um nível de consumo, reduzindo o tempo de lazer e outras atividades. Sendo que o consumo é o lugar onde os conflitos entre as classes continuam através da desigualdade de apropriação dos bens.
Um exemplo mais claro é que antigamente, você era analisado pelo seu caráter, sua índole, o que você é. Hoje, você é analisado pelo o que você possui, bens matérias, o que você tem. Porém, com a sociedade de consumo está