Planejamento financeiro
A principal característica de um planejamento financeiro é elaborar ou criar um plano, uma prova escrita, com as metas que devem ser alcançadas a curto ou longo prazo. É uma ferramenta importante para a sobrevivência da empresa, pois contém informações e dados para que os problemas sejam resolvidos ou controlados. Esse planejamento é muito importante, pois pode ver antecipadamente caso houver um problema antes do plano estar em ação, podendo alterar o caminho para alcançaras metas.
Para a elaboração do Planejamento Financeiro, primeiramente devemos identificar as metas e objetivos a serem alcançados. Após isso, devemos determinar um tempo a serem realizados, como por exemplo, a curto ou em longo prazo e se será possível de serem resolvidos, ou apenas ficarão no papel. Feito isso, desenvolver estratégias para atingir as metas. Colocar a teoria em prática e transformar metas em ações.
O demonstrativo do Resultado de Exercício Projetado é elaborado com base nos orçamentos de vendas, de fabricação e de despesas de vendas e administrativas através da junção do orçamento de vendas com os gastos orçados, e tem como finalidade principal apurar se em determinado período orçado, obterá lucro ou não.
O Fluxo de Caixa Projetado é uma ferramenta que o administrador financeiro utiliza para detectar o saldo inicial de caixa, tais como entradas e saídas em determinado período e apresentar o excedente de caixa ou a falta de recursos financeiros, dependendo do caso, ele irá aplicar o excedente no mercado financeiro, ou irá captar o que falta para cumprir as obrigações da empresa, através de empréstimos, desconto de duplicatas, dentre outras, levando sempre em consideração a segurança em tais operações, pois é seu dever preservar os ativos da empresa.
A