Planejamento financeiro
Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa. Conforme o popular, planejamento é traçar metas, elaborar planos de projetos que almejem por em prática.
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas.É uma maneira de antecipar (por suposições e/ou análises estatísticas) os resultados esperados e a possibilidade de concretização dos planos. A intenção do planejamento dentro de uma organização é buscar racionalmente o melhor caminho para alcançar os objetivos esperados.
Um bom planejamento financeiro deve prever o que acontecerá caso o planejado não ocorra, frustrando as expectativas dos executivos e do mercado ou se o mercado não estiver aquecido o suficiente para dar o retorno esperado.
A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é evitar que as atividades não batam com o que foi planejado. A isto é chamado CONTROLE. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo. Sem o controle, nunca saberemos se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.
[pic]
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Em todos os níveis da administração ocorre o planejamento orçamentário e o sucesso da empresa, depende da qualidade desse planejamento. Planejamento e controle são funções que devem ser diferenciadas. De igual modo, deve acontecer com o orçamento, visto que facilita o exame em separado do planejamento orçamentário e o controle orçamentário, objetivando que a empresa atinja a sua meta. A característica mais importante do planejamento orçamentário é coordenar as