Planejamento estratégico
Autor: Profª Msª Carla Diéguez
APRESENTAÇÃO
Carla Regina Mota Alonso Diéguez
Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Mestre em Sociologia USP (2007) Bacharel em Ciências Sociais Unesp (2001) Docente nas áreas de Metodologia da Pesquisa Científica e Sociologia; Pesquisadora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FESPSP. Membro dos grupos de pesquisa Trabalho, Sindicalismo e Sociedade ; Sociologia e Pensamento Social no Brasil, ambos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa (CNPq). Organizadora, em conjunto com o Prof. Dr. Angelo Del Vecchio, do livro As pesquisa de padrão de vida dos trabalhadores da cidade de São Paulo. Horace Davis e Samuel Lowrie: pioneiros da sociologia aplicada no Brasil. Publicações em periódicos científicos e anais de congresso.
APRESENTAÇÃO DAS AULAS-TEMA DA DISCIPLINA
Aula 1: EPISTEMOLOGIA
Aula 2: NORMALIZAÇÃO
Aula 3: O PROJETO E O ARTIGO
Aula 4: A ESCRITA
OBJETIVO DA AULA
AULA 1 - EPISTEMOLOGIA PARTE 1 – A ESFERA DA CIÊNCIA
Objetivo Geral
Refletir sobre ciência e método científico. Objetivos específicos Refletir sobre a Verdade da ciência Discorrer sobre os tipos de conhecimento Definir as características da ciência
CONTEÚDO GERAL DA AULA
A Verdade da ciência
Os tipos de conhecimento As características da ciência
A Verdade da ciência
Existe uma crença popular de que o que é científico é incontestável e irrefutável. Utiliza-se do discurso científico para dizer o que é bom ou ruim, o que faz mal ou bem as pessoas.
Devemos,
entretanto,
lembrar
que
toda
produção
científica parte de determinado objetivo, ou seja, de algum interesse específico.
A Verdade da ciência
Vejamos a seguinte notícia: Região específica do cérebro pode
mostrar se pessoa é popular ou não(