Planejamento Estratégico
A estratégia organizacional constitui o mecanismo através do qual a organização interage com o seu contexto ambiental. A estratégia define o comportamento da organização em um mundo mutável, dinâmico e competitivo. A estratégia é condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e pelos objetivos principais da organização. O único integrante racional e inteligente da estratégia organizacional é o elemento humano: a cabeça e o sistema nervoso da organização, o cérebro do negócio, a inteligência que toma decisões.
MISSÃO – significa uma incumbência que se recebe, represente a razão da existência de uma organização, significa o motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela deve servir. Perguntas básicas para sua definição: Quem somos nós? O que fazemos? E por que fazemos o que fazemos?
Se as pessoas não conhecem a missão da organização elas se tornam errante sem saber qual o caminho para sua realização.
A missão deve ser objetiva, clara, possível e, sobretudo, impulsionadora e inspiradora.
A missão deve traduzir a sua filosofia em metas tangíveis e que orientem a organização para um desempenho excelente.
É a missão que define a estratégia organizacional e indica o caminho a ser seguido pela organização.
Quando todos os funcionários conhecem a missão e valores que norteiam seu trabalho, tudo fica mais fácil de entender, de saber o qual o seu papel e como contribuir de maneira eficaz para o sucesso da organização.
VALORES – é uma crença básica sobre o que se pode ou não fazer, sobre o que é ou não importante. A missão se realiza e concretiza através das pessoas, são elas que conduzem as atividades e garantem o alcance da missão da organização.
Os valores organizacionais comumente encontrados são:
1. Quanto ao desempenho: a) Ser a organização fornecedora preferida; b) compromisso com segurança e saúde das pessoas; c) ser competitiva; d) compromisso com a melhoria continua.
2. Quanto às