Planejamento estratégico
Administração: 4º Período Noite
Profª Izabele Soares de Melo –Planejamento Estratégico
Recife, ______ de Setembro de 2013
ANÁLISE EXTERNA DA COCA-COLA
A Coca-Cola é uma das principais fabricante, distribuidor e comerciante de bebidas não alcoólicas concentrados e xaropes do mundo. Com isso hoje ela possui uma marca forte, no qual, segundo a Business-Week e Interbrand – uma consultoria de branding – a Coca-Cola é uma das marcas líderes em seus 100 maiores marcas globais da classificação em 2006. (De acordo com o site Sempre Tops)
Vem cada vez mais também se consolidando no mercado, não è à toa que já se completaram seus 127 anos de existência, deixando muitos dos consumidores fascinados pelo produto.
Mais de 70% de seus ingressos provêm de fora dos Estados Unidos, mas a verdadeira razão que Coca-Cola seja uma empresa realmente global é que seus produtos satisfazem os diferentes gostos e preferências dos consumidores locais, realizando uma estratégia de localização muito importante.
Coca-Cola tem uma das marcas mais reconhecidas do mundo, e precisamente a marca é sua maior fortaleza. Seu sistema de engarrafado local é outra de suas fortalezas, permitindo-lhes dirigir um negócio a escala global mas mantendo sempre a componente local. As empresas engarrafadoras estão dirigidas localmente e a miúdo participada por sócios locais.
No processo de Análise externa há 2 fatores que a compõem: AS OPORTUNIDADES E AMEAÇAS.
Vejamos alguns fatores da análise externa:
Oportunidades:
A marca é líder em larga escala de operações no mundo;
Ameaças da concorrência intensa;
Ameaças:
A intensificação da concorrência
A dependência de engarrafamento parceiros
Crescimento lento de bebida carbonatada