Planejamento Estratégico
GPRO – Graduação Profissional
Curso: Processos Gerenciais
Profº.:Carlos Magno
Avaliação de Planejamento Estratégico
Aluno:
Cenário
De acordo com a reportagem da revista Exame, o mercado automobilístico tem crescido nos países emergentes ao passar dos anos. Considerando o Brasil nesta categoria, podemos ter um cenário propício à instalação de um fábrica atualmente, inclusive a curto prazo. Apesar dos maiores estados brasileiros terem tido quedas nas vendas nos últimos anos, ainda não torna a situação preocupante de imediato.
O país está aberto a diversas marcas, porém nem todas se adaptam ao gosto, e principalmente a confiança do consumidor brasileiro. Isso não só aqui no país, mas na maior parte do mundo, pois o mercado automobilístico se encontra cada muito segmentado. Anteriormente, o maior público era masculino com idades entre 30 e 50 anos, e nos dias atuais já vemos o público feminino tomando sua fatia do mercado, segmentando mais ainda. Por isso as montadoras estão se adaptando e criando carros quase que totalmente personalizados, e podemos ver isso na imensidão de acessórios, motores, cores e preços diferentes.
Além das considerações voltadas aos consumidores, temos que avaliar também a política interna do país, principalmente a tributária. Atualmente o país até fornece subsídios para a instalação dessas fábricas em nossas terras, porém fazem algumas exigências em troca. Apesar de uma das exigências ser a fabricação de veículos menos poluentes, entendo isso já como uma obrigação das montadoras com o meio ambiente. Os incentivos que nosso governo pode fornecer são as reduções e até isenções temporárias de impostos, como o exemplo do IPI. Temos casos recentes, inclusive na Bahia, como a instalação da Ford em Camaçari. Tais incentivos disponibilizados para a vinda dessa fábrica para o país gerou até insatisfação da Argentina, que informou