Planejamento Estratégico
Planejar é algo essencial na vida do ser humano, e nas organizações ele vem se tornando algo indispensável, necessário e desejado por muitos gestores, que querem se diferenciar e conquistar uma melhor posição no mercado.
Muitas empresas brasileiras desconhecem essa importante ferramenta do planejamento empresarial e iniciam seus negócios, sem muita noção e visando apenas o lucro. Sabemos que o lucro deve ser um dos resultados de um bom planejamento, mas quando se visa apenas ele, a empresa fica sem rumo, sem visão, sem missão, o que a desqualifica quando a empresa sofre ameaças ou passa por dificuldades.
Planejar é traçar metas, estabelecer a direção a ser seguida pela organização, é pensar no futuro da empresa, onde se pretendem chegar, quais os meios que serão utilizados para alcançar os objetivos desejados, enfim, é ter ousadia e correr na frente procurando sempre ferramentas que mantenham a empresa competitiva e bem alicerçada em um mercado agressivo e concorrente.
O planejamento auxilia empresas a utilizarem melhor suas capacidades e minimizarem a perda de energia em atividades que não direcionam para o caminho correto. Mas para um bom desempenho no planejamento estratégico é indispensável a participação de toda liderança e um envolvimento de toda uma equipe, pois o trabalho em grupo faz com que os resultados das atividades se tornem mais eficazes.
Para implementação do planejamento estratégico, é necessário levantar dados do ambiente de trabalho, depois devem ser determinados os objetivos e definidos as ações a serem desenvolvidas.
A primeira fase é o diagnóstico, ou seja, analisar por completo a situação atual da empresa, esse primeiro passo ajudará a organização a antecipar as mudanças, se necessário, e preparar-se para agir tanto no ambiente externo como no interno.
A segunda fase é a análise externa, ou seja, no macro ambiente, essa análise proporcionará ao gestor a capacidades de adaptação as mudanças fazendo com que a