Planejamento Estratégico (Missão, Visão e Valores)
O planejamento estratégico nos permite conceitua-lo de varias maneiras por ser algo usado em varias situações e processos. Não só em empresas, mas também no dia-a-dia são usados várias formas de planejamento para se obter bons resultados e alcançar metas.
Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.
O planejamento estratégico tem por objetivo orientar um caminho a ser seguido para que a entidade alcance resultados satisfatórios, possibilitando assim que os negócios gerem lucros atrativos para o crescimento da empresa.
Com toda a certeza o planejamento estratégico é uma das melhores formas de evitar erros futuros, pois é um processo administrativo inovador e diferenciado, que orienta e reorienta decisões para o sucesso da entidade.
Para Ducker (1977), o planejamento estratégico é um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem riscos.
No entanto, não basta somente um propósito para concretizar uma ação futura desejada na empresa, é necessário também estabelecer planos, políticas e caminhos a serem percorridos para alcançar o sucesso.
Segundo Fernades e Berton (2012, p.4), “planejamento estratégico é um conjunto de grandes propósitos, dos objetivos, das metas, das políticas e dos planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades oferecidas pelo ambiente e os recursos da organização.” Utiliza-se de varias expressões para se conceitualizar o planejamento estratégico. São vários os autores que caracterizam e conceituam esta forma de obter sucesso nas empresas, portanto é uma forma única e visa somente resultados envolvendo a entidade como um todo em decisões tomadas por um grupo diretivo.
2. INTENÇÃO ESTRATEGICA
A intenção