planejamento estrategico
O planejamento pode ser descrito como um processo dinâmico e flexível, que incorpora no seu processo as mudanças do ambiente. Deve, portanto, ter o seu produto, ou seja, seus planos, ajustados e adequados sempre que a realidade da organização se alterar de maneira profunda, ou que algo fora do comum venha acontecer, necessitando urgentemente de tratamento imediato.
O plano estratégico então, deve ser desdobrado em plano tático e operacional. Este descreve os projetos e ações, que devem ser detalhados e ter recursos alocados para viabilizar sua consecução no curto prazo. O plano estratégico diz respeito à organização como um todo, já o tático é o desdobramento deste para áreas especificas da organização (por ex.: Plano de marketing). Os planos operacionais são desdobramentos do tático, que orientam as ações e a alocação de recursos.
As etapas do planejamento estratégico no contexto das organizações são definidas através do desenvolvimento da declaração de visão do futuro e missão, avaliação do ambiente externo e interno, estabelecer objetivos estratégicos, gerar avaliar e selecionar as estratégias, estabelecer políticas e diretrizes, avaliando planos de ação avaliando o desempenho.
A gestão estratégica é uma técnica que tem como base estruturante a administração estratégica e o planejamento estratégico, um de seus objetivos é o gerenciamento das mudanças organizacionais. Caracteriza-se pelo pensamento sistêmico, integração entre planejamento e controle, gestão da mudança,