Planejamento Estrategico
Existe certa dificuldade, quando da conceituação da função do planejamento nas empresas, de estabelecer sua real amplitude e abrangência.
Para tanto, Steiner (1969, p.12) estabelece as cinco dimensões do planejamento, cujos aspectos básicos são apresentados a seguir:
A primeira dimensão do planejamento corresponde ao assunto abordado, que pode ser produção, pesquisas, novos produtos finanças, marketing, instalações, recursos humanos etc. Portanto, esta dimensão está correlacionada ás funções desempenhada pelas empresas.
Outra dimensão corresponde aos elementos do planejamento, entre os quais podem ser citados propósitos, objetivos, estratégias, politicas, programas, orçamentos, normas e procedimentos, entre outros. Uma terceira dimensão corresponde á dimensão do tempo do planejamento, que pode ser, por exemplo, de longo, médio ou curto prazo.
Outra dimensão corresponde ás unidades organizacionais onde o planejamento é elaborado, e, nesse caso, pode-se ter planejamento corporativo, de unidades estratégicas de negócios, de subsidiárias, de grupos funcionais, de divisões, de departamentos, de produtos etc.
Uma quinta dimensão corresponde ás características do planejamento que podem ser representadas por complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, planejamento estratégico ou tático, confidencial ou publico, formal ou informal, econômico ou caro.
Desta maneira, verifica-se que o planejamento requer primeiro um analise tanto do ambiente interno quanto externo, para a formulação de seus objetivos organizacionais, ligados á visão e propósitos futuros. Sendo uma forma de alcançar determinada situação desejada de maneira mais eficiente e efetiva, com a melhor concentração de esforços e recursos pela organização.
A Estratégia
Segundo Michael Porter, o ponto de partida de uma boa estratégia é ter o objetivo correto, que é simplesmente um excelente retorno sobre o investimento a longo prazo.
Outro aspecto importante é a posição da