Planejamento estrategico
Prof° Wilson Mingote
Aula 6
É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.
É projetado no longo prazo – 2 a 5 anos pela frente; Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa – Baseia suas decisões em julgamento e discernimento; Envolve a empresa como um todo.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.
Determinação dos objetivos; Análise ambiental externa; Análise organizacional interna; Formulação de alternativas; Elaboração do planejamento; Implementação e execução; e Avaliação dos resultados.
São as pretensões ou os propósitos da empresa, os quais, em conjunto, definem sua razão de ser ou de existir. Categorias dos Objetivos Empresariais: Lucro; Expansão da empresa; Segurança; e Autonomia ou independência.
Quem deve usufruir do sucesso e dos resultados da empresa?
Modelo Shareholders – Balanço contábil e demonstrações financeiras.
Modelo Stakeholders – Balanço social.
Objetivos estratégicos ou globais Objetivos mais amplos do negócio;
–
Objetivos táticos ou departamentais – Objetivos específicos de cada unidade organizacional; Objetivos operacionais – Objetivos limitados a cada cargo ou tarefa.
APO – Ferramenta administrativa, onde gerentes supervisores e subordinados definem em conjunto suas metas em comum, especificam as áreas de responsabilidade de cada posição em relação aos resultados esperados, visando a melhor operação e verificação da contribuição de cada um de seus membros.
Administração Por Objetivos (APO).mp4
É a maneira pela qual a empresa procura conhecer seu ambiente externo e diagnosticar o que nele ocorre.
A análise ambiental deve abranger o ambiente geral (macroambiente) e o ambiente de tarefa.
Fatores Tecnológicos – Todos os fatores produtivos utilizados nas empresas e as mudanças tecnológicas; Fatores Políticos – Decisões governamentais nos