Planejamento estrategico
Planejamento estratégico é processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de ação e para a sua execução, levando em conta as condições internas e externas da empresa e a evolução esperada. Trata-se de um projeto continuo durante o qual são definidos e revisados a missão da organização, a visão de futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam a mudança desejada. Visando antecipar o futuro da empresa, de uma forma genérica, consiste em estabelecer o que deve ser feito e a forma com a qual será executada cada tarefa em busca do alcance dos objetivos. Por se tratar de um planejamento abrangente, é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da organização.
Entre as características fundamentais de um planejamento estratégico, destacam-se: * Projeção de longo prazo: em relação a surgimento de resultados e conseqüências. * Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: portanto, é sujeito a incertezas e imprevisíveis eventos ambientais, exatamente por se tratar de um planejamento baseado em decisões julgadas antecipadamente, e não em dados verídicos. * Envolve a empresa como um todo: engloba todos os recursos, na tentativa de obter cooperação e interação de todas as capacidades, competências e potencialidades da empresa.
Este planejamento compõe-se nas seguintes etapas: * Definição dos objetivos: os alvos que se pretende atingir, com prazos e responsabilidades devidamente estabelecidos. * Análise ambiental externa: permite que a organização identifique oportunidades, ameaças e questões estratégicas que poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso. Para que a empresa possa operar com eficiência e eficácia é fundamental que ela conheça o ambiente externo a sua volta. Sendo a mudança continua e constante é necessário sempre obter dados e informações que permitam analisar e diagnosticar as condições ambientais envolta da empresa. * Análise