Planejamento Estrategico
Há 53 anos Alair Martins do Nascimento abriu seu primeiro negócio o armazém “Borges Martins”, depois de certo tempo começou a abastecer outros mercados até que em 1960 passou a trabalhar apenas no setor atacadista e desde então a empresa Martins cresce sem parar, mas por meio de pesquisas de mercado, detectaram a necessidade de um programa para contribuir para a evolução do pequeno e médio varejo. Preocupado com o futuro de seus negócios Martins criou uma rede que apóia e incentiva seus clientes, a rede “Smart Martins”.
METODOLOGIA: Para a realização deste trabalho fizemos um encontro para discutir o assunto, fizemos pesquisa na internet, trocamos informações por e-mail. Para apresentar o trabalho exibiremos slides e explicaremos oralmente.
O primeiro passo foi criar a universidade Martins do varejo em 1988, para que as pessoas se tornassem associadas e dali partir para um programa de compras conjuntas e divisão de despesas; essa universidade faz promoções onde os inscritos participam de um programa de milhagens que garantem prêmios a medida que aumentam suas compras,também ganham treinamentos. A rede Smart Martins foi criada há cinco anos com o objetivo de fazer crescer os varejistas, ou seja, pequenos mercadinhos. É uma rede que oferece aos varejistas um projeto completo que abrange desde seu layout até o gerenciamento, num modelo completo de associação, porém com administração independente. Os Filiados Smart recebem suporte para a modernização de seus negócios, incluindo serviços como: Suporte a treinamento e tecnologia através da Universidade Martins do Varejo, Marketing e Comunicação, Central de Compras, Plano de Lucratividade de loja, Acesso a Capital Competitivo.
Quando a rede foi criada tinha 35 lojas associadas e hoje reúne mais de 800 estabelecimentos no país. Quando um cliente se torna associado seus lucros chegam a aumentar entre 20% e 25% tem casos que chega a 50% de crescimento.
Para