PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
O Planejamento Estratégico em um âmbito direcionado às Micro e Pequenas empresas, discorre inicialmente sobre a formação conceitual de Planejamento, estratégia e Planejamento Estratégico para adiante posicionar os pequenos modelos de negócio e suas características marcantes.
No universo dos micro e pequenos empreendimentos, ou melhor, conforme a terminologia usual sugere “micro e pequenas empresas” o planejamento estratégico começa, ainda que timidamente, a ser realizado como processo contínuo de interação entre empresa e ambiente, fato justificado em parte pela complexidade, abrangência e qualificação exigidas dos empreendedores-gestores. Em parte, deve-se estar atento para a necessidade de soluções e alternativas flexíveis e direcionadas às características dos pequenos modelos de negócio.
É fato que este conjunto de organizações contribui crescentemente para o desenvolvimento das cidades, regiões e dos países em todo o mundo, apesar disto, diversos são os dilemas enfrentados pelos gestores e pelos governos na busca por facilitar e incentivar políticas de subsídios que propiciem condições adequadas à manutenção, desenvolvimento e consolidação destes modelos de negócio. De um modo geral, as próprias características das empresas de menor porte ao lado das condições adversas especialmente enfrentadas, contribuem de forma decisiva a serem mais susceptíveis às adversidades empresariais, fiscais e decorrentes do mercado ou ramo de atuação.
As pequenas empresas encontram, em sua grande maioria, na limitação de capital seu principal entrave, assim, enfatiza-se a importância por um adequado planejamento Financeiro incluso no Plano de Negócio, antes do início das atividades empresariais propriamente ditas.
O Planejamento Estratégico deve ser uma ferramenta de apoio aos processos decisórios durante o ciclo de vida das organizações de pequeno porte. A necessidade de sobreviver e perpetuar um modelo de negócio em um ambiente globalizado