planejamento estrategico para micro empresas
INTRODUÇÃO: Os ambientes de praticamente todas as empresas mudam com surpreendente rapidez. Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e politico. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se a essas mudanças, e o Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.
OBJETIVO: Destacar a importância do planejamento estratégico para as micro e pequenas empresas do comercio varejista e como ele pode aumentar o ciclo de vida das empresas.
DESENVOLVIMENTO: A atividade comercial é extremamente competitiva, em face da quantidade, variedade e também do porte dos estabelecimentos inseridos no ramo.
Para sobreviver neste mercado altamente competitivo, o comercio necessita conhecer seus objetivos de curto e longo prazo e principalmente, planejar como alcançar os mesmos.
O planejamento auxilia micro e pequenas empresas a obter sucesso em situações de crescimento ou a reestruturar-se para superar crises. Ele ajuda as empresas definirem a estratégia de crescimento, na determinação de preço de venda de seus produtos, a analisar a rentabilidade do negocio, na elaboração de orçamentos e na administração geral de caixas. A estratégia deve ser, sempre, uma opção inteligente, econômica e viável, e sempre que possível original e até ardilosa; dessa forma, constitui-se na melhor arma de que pode dispor uma empresa para otimizar o uso de seus recursos, superar as concorrentes e tornar-se altamente competitiva. (OLIVEIRA, 2009).
Atualmente no Brasil, a cada 100 micro e pequenas empresas criadas cerca de 76 conseguem se manter em atividade após os dois primeiros anos de vida, apontou o estudo ‘Sobrevivência das Empresas’, (SEBRAE, 2013). Durante a apresentação do estudo, Luiz Barreto, presidente do Sebrae, afirmou que: “uma boa gestão é o que faz algumas empresas sobreviverem mais que