Planejamento escolar
Planejamento não e só preenchimentos de formulários para controle administrativo é antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentos em opções político-pedagogicas, tendo como referência permanente as situações didáticas concretas.
Isto é, problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, alunos e pais e a comunidade ao todo, para integrar o processo pedagógico.
O planejamento escolar tem como funções, explicitar princípios diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas, expressar os vínculos entre posicionamento filosófico, político-pedagogico e profissional e as ações efetivas que os professores irão realizar na sala de aula, através de objetivo, conteúdo, método, formas organizativas de ensino. Atualizar do plano aperfeiçoa-ló, falicitar a preparação das aulas selecionar o material didático em tempos hábil, saber que as tarefas o professor e o aluno devem executar replanejar o trabalho a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.
Realização de um ensino de qualidade e evite a imprevisão e a rotina, assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente os objetivos são para ensinar.
O planejamento do ensino e a avaliação são atividades que supõe o conhecimento da dinâmica interna do processo de ensino aprendizagem e das condições externas que co-determinam sua efetivação.
Planejamento escolar: tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
Planejamento: meio para se programar as ações docentes e também um momento