Planejamento empresarial
Gestão financeira
Para se obter um bom resultado financeiro, no processo gerencial, os empresários devem acompanhar permanentemente e avaliar os resultados financeiros das operações. Para isso, faz-se necessário um bom planejamento financeiro, uma boa gestão do capital de giro, avaliar o desempenho do negócio, através dos indicadores financeiros e operacionais, analisar o retorno dos investimentos, analisar as melhores alternativas em termos tributários para o estabelecimento.
Por que precisamos conhecer a estrutura da empresa? Para controlar adequadamente o custo; para criar as condições operacionais para obter ganhos de eficiência e escala; saber auto-avaliar a situação operacional e financeira, para dar melhores condições de tomar decisões mais adequadas; reduzir os custos administrativos e operacionais; transferir os ganhos de eficiência ao cliente.
Despesas fixas
São aquelas cujo total não varia proporcionalmente ao volume produzido (na indústria), ou ao volume de vendas (comércio e serviço), ou seja, existem despesas a serem pagas independente da quantidade produzida ou do valor de vendas. Exemplo: aluguel, honorários de contador, seguro da empresa, salário dos funcionários, entre outros.
Estrutura de resultados
Seguem abaixo alguns conceitos básicos:
Custo
Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem gastos. Estes gastos se subdividem genericamente em custos, despesas variáveis e despesas fixas. A análise destes gastos se faz necessária, para a apuração correta de sua lucratividade e, também, para o gerenciamento financeiro mais eficiente.
Custos do produto
Os custos referem-se aos gastos efetuados com materiais e insumos (na produção do bem, no caso da indústria), aquisição do produto (no caso do comércio) ou realização dos serviços.
Despesas variáveis
São aquelas que variam proporcionalmente ao volume produzido ou ao volume vendido,