Planejamento empresarial
As empresas são ambientes instáveis e suscetíveis a dificuldades e imprevistos internos e externos.
A Administração Empresarial requer pessoas com capacidade de criar, dirigir, manter, operar e controlar uma organização, sempre com o foco de atingir a eficiência e a eficácia do processo administrativo.
Na tentativa de amenizar os impactos causados pelas adversidades, as organizações precisam desenvolver planejamentos condizentes com sua área de atuação para que haja efetividade de mercado e para que elas possam sobreviver.
O Planejamento nada mais é do que uma maneira de organizar e executar uma série de medidas para melhorar um ambiente ou uma situação.
Neste trabalho identificaremos as diferentes áreas que compõem o Planejamento Empresarial e buscaremos mostrar a importância de traçar planos em todos os âmbitos da organização, em seu nível Institucional, Intermediário e Operacional. Saber identificar as necessidades individuais e em conjunto de cada departamento e a fazer projeções futuras, estabelecendo os planos de ações e a forma como os objetivos podem ser alcançados.
O objetivo principal é mostrar que sem um bom planejamento e uma direção coordenada não é possível obter êxito em nenhum setor da organização. Planejar é o início de uma jornada de expectativas.
Falaremos, também, sobre o planejamento de ações sociais visando ampliar o leque de conhecimento e de engajamento da população em prol de um mundo mais justo e desenvolvido.
Boa leitura!
1. PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Podemos dizer que o processo administrativo consiste em 4 principais funções: planejar, organizar, liderar e controlar.
Para o sucesso de uma organização é imprescindível a implementação de um plano de ação e de um planejamento minucioso acerca dos diversos setores envolvidos no processo. Um plano onde se definam missões, valores, sejam traçadas as metas e os objetivos e, por fim, a