Planejamento econômico
por Claudio Keidy dos Santos
Planejamento Econômico.
Aluno de Sistemas de Informação número de Matricula 494
Disciplina de: Economia e Finanças
Bandeirante PR
2012
Plano Econômico pode se definir, como um planejamento para estabilização da economia,
-Definição de plano econômico com base em monografia de Por Paula Bernardi Meira site Brasil Escola-
Planejamento Econômico pode ser definido como uma forma de eliminar desequilíbrios econômicos através da organização das atividades econômicas, para suprir as necessidades de uma demanda econômica (SOUZA, Luiz Gonzaga. Ensaios de Economia, 2004).
Após a Segunda Gerra Mundial no mundo se espelhou como modismo planejamentos econômicos para as nações, decorrentes da real situação de reestruturação econômicas dos países afetados direta e indiretamente pela guerra.
É correto afirmar que um Plano Econômico seria mais facilmente gerido em uma economia socialista, por o poder estar concentrado nas mão do estado, mesmo sendo menos eficiente o planejamento econômico é utilizado em economias mistas ou capitalistas mesmo com enfoque do poder aquisitivo da população e organização em cima de um mercado e de demandas.
Uma tentativa de implantar um planejamento econômico no Brasil foi durante o governo Dutra com o Plano Salt em1947 que não foi bem sucedido.
Logo após no segundo governo de Vargas 1951 com apoio Norte Americano seria dada outra tentativa de implantação de um plano econômico, porém com em 1952 com a eleição do candidato republicano Coronel Eisenhower o plano de apoio norte americano com uma comissão mista Brasileira foi abortado, no mesmo ano o Brasil criado o bando de desenvolvimento BNDE que foi resultado dos estudos para implantação do plano econômico junto aos Norte Americanos, que no entanto fracassou.
Ainda durante o governo Vargas 1953 com apoio da Cepal - Comissão Econômica para América Latina , órgão regional das nações unidas – Com a formação de um