Planejamento economico
Você percebeu que ao longo do século XX o Brasil realizou diferentes iniciativas de planejamento econômico. Algumas com relativo sucesso e outras que foram grandes fracassos. Exponha quais as principais razões para a falta de sucesso e contextualize para a atualidade: Responda, entre 10 a 20 linhas, se os planejadores de hoje enfrentam os mesmos problemas de antigamente? (5,0 pontos).
O planejamento é a principal ferramenta utilizada para a consecução do progresso. Planejar é buscar um desenvolvimento contínuo e sempre está amparado por análises do ambiente interno e externo bem como qualquer outra ferramenta que de subsídios para melhor entender o impacto que as ações irão gerar no futuro. Só depois da crise de 1929 é que viram a importância da intervenção do estado na economia, porém como não tinham experiência as tentativas de planejamento eram muito orgânicas e havia poucas teorias ou escolas de planejamento. Diferentemente de hoje que contamos com ferramentas como o ciclo PDCA (Plan, Do, Act, Control), Matriz SWOT (Strenght, Weakness, Oportunites, Threads), e muitas teorias e escolas de gestão e planejamento. Logo no passado as tentativas de planejamento erravam muito por só se preucupar com o âmbito macro, ou falhavam em onde obter recursos, ou então eram ficavam apenas no papel, por não terem um planejamento concreto com metas e etc.
Questão 2
A Lei de Responsabilidade Fiscal é um marco para a gestão pública brasileira. Mas, mesmo diante dela, são comuns casos de mau uso dos recursos públicos. Conhecendo os instrumentos de planejamento previstos pela constituição brasileira e a lei de responsabilidade fiscal, exponha, entre 10 a 15 linhas, o que você considera importante para que o Brasil continue avançando em matéria de gestão pública eficiente. (5,0 pontos)
Tendo em conta que a LRF foi um grandíssimo avanço para a gestão pública brasileira, que ela mesmo contempla aspecto como a transparência e o bom uso dos recursos públicos,