Planejamento do tcc
A reflexão sobre o ensino da Literatura Infantil nos dias de hoje. Neste trabalho Abordamos a importância da leitura dos livros paradidáticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisamos o contexto ideológico inserido nos livros didáticos, o contexto ideológico inserido nos livros didáticos, buscando compreende-los como sujeitos ativos da história e valorizando o prazer do conhecimento. O trabalho de leitura possibilita a formação de leitores, com base na introdução de textos diversificados, pois o mundo está em constante mudança. No âmbito escolar, a leitura se caracteriza como uma atividade que afasta o educando do seu mundo, tornando a pratica pedagógica voltada para o ensino e o incentivo da leitura distanciada e ineficaz.
Pois e devido a este contexto que este trabalho surge em decorrência da necessidade de se por em evidencia a prática da leitura dos livros paradidáticos na sala de aula como sugestões aos profissionais da educação para o trabalho com a leitura, com um processo de interação autor x leitor / professor x aluno rumo à construção de leitores competentes. Para isso a leitura deve funcionar como peça fundamental na formação do homem como um ser em constante transformação atuando no meio em que se insere.
Nesse sentido, a preocupação com a leitura não se restringe somente aos professores de português, mas a todos, de todas as áreas, devendo se voltar para a construção de futuros leitores competentes, trabalhando interdesciplinalmente as áreas do conhecimento, estimulando o aluno a ser sujeito do seu próprio aprendizado.
Para isso, é importante que o trabalho com texto literário esteja incorporado às práticas cotidianas das salas de aula, visto tratar-se se uma forma especificada de conhecimento. Nesse contexto, a leitura de histórias, como os contos de fadas, poderia ser uma prática na educação infantil, pois o professor, além de contar, leria as histórias e possibilitaria o seu recontar pelas crianças. Nesse sentido,