032647011880
3327 palavras
14 páginas
CRAS CRISTO REIANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DAS FAMÍLIAS ATENDIDAS PELO CRAS CRISTO REI PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
RESUMO
A constituição federal de 1988 e o conseqüente fortalecimento da assistência social como política de seguridade social e, portanto como um direito do cidadão e a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS sobre a formulação e implementação de um sistema público descentralizado culminou na atual política nacional de assistência social, com a previsão da sua gestão por meio do sistema único de assistência social.
Surge assim o programa bolsa família implementado pelo governo federal em 10/2003 tem como objetivo principal atender duas finalidades básicas: Enfrentar e combater a miséria e a exclusão social, também promover a emancipação das famílias mais pobres.
Trata-se de um programa administrado pelo ministério do desenvolvimento social e combate a fome. Em várzea grande através da secretaria de promoção e assistência social em conjunto com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social do bairro Cristo Rei, desenvolve ações no sentido de estarem levando a populaçao todos os benefícios de correntes do programa bolsa família, proporcionando às famílias em situação de risco e vulnerabilidade a melhorar sua auto-estima e sua dignidade. Portanto, este estudo tem como objetivo mostrar qual perfil socioeconômico dessas famílias carentes e realidades do seu cotidiano. Para tal buscamos embasamento na pesquisa realizado durante o estágio no CRAS do bairro Cristo Rei.
PALAVRAS-CHAVE:perfil socioeconômico, bolsa família, CRAS Cristo Rei,família beneficiadas.
INTRODUÇÃO
A política publica de assistência social visa à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e á universalização dos direitos sociais, proverem serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e ou especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem, contribuir com