Planejamento De Mobilidade Urbana P Blica
Trabalho realizado para melhor atender o fluxo viário do transporte público urbano.
Visando a possibilidade de um projeto de terminal viário central que atenda a distribuição local e periférica da cidade.
O terminal rodoviário localizado em um terreno de esquina, Avenida Venâncio Aires confrontando com a Rua 25 de Julho, utiliza de um sistema tangencial para a carga e descarga de passageiros. O interior do lote destinou-se à pontos de táxi e estacionamentos rotativos. A passagem de ônibus na qual atravessa o lote serve para ônibus de outras cidades, como a linha vinda da cidade de Entre-Ijuís e possíveis ônibus de excursões ou de diferentes utilidades. Visto que as linhas de ônibus possuem um fluxo acentuado a forma na qual está colocado o terminal possibilita que os ônibus passem e façam o embarque e o desembarque em um curto período de tempo, apenas tangenciando nas laterais do lote, sem a necessidade de paradas mais longas ou manobras excessivas.
Concluímos que o reorganização urbana vem de uma grande escala de rotatórias e vias principais que atendam a mobilidade, tanto pública quanto privada, valorizando, de certa forma, os pedestres e veículos menores e que se deve ser estudada uma forma que facilite os trajetos e os acessos. O estudo do terminal foi uma forma de podermos visualizar a cidade de uma forma diferente, não de apenas composição por quadras, ou lotes, e sim de um sistema geral, conseguindo esclarecer vários pontos problemáticos do trânsito.
Alunos: Bruno Nascimento, Eduardo Muller e Renan Brandão
Professores: Paulo Tissot e Patrícia Prado
Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões Arquitetura e Urbanismo
URI SANTO ÂNGELO
Santo Ângelo, Rio Grande do Sul.
02 de Dezembro de 2013.