Trabalho Adriana 1
Construção de um Projeto
Profissional a partir da Ruptura
A proposta metodológica de ruptura
-No âmbito do que se denomina proposta de ação, o esforço de resgate do Projeto Profissional de
Ruptura se dá em termos metodológicos e operativos. Consideram-se propostas de ação as formulações que expressam indicações referentes ao que fazer profissional.
-Prática de intervenção que se orienta, segundo os autores, por um compromisso com os setores populares, tem por base um determinado projeto de formação profissional e realça a necessidade da participação efetiva da categoria no processo de organização da sociedade.
Eixos articuladores
-Em termos do esforço de resgate operativo e metodológico, o que se denomina de eixos articuladores da prática profissional de ruptura são, na verdade, eixos estratégicos, por constituírem estratégias básicas que os autores propõem para viabilizar, operativamente, o
Projeto Profissional de Ruptura.
-Os que tiveram mais expressividade no início dos anos 80 foram os eixos Formação de alianças,
Educação Popular e Investigação-Ação.
Formação de alianças
-O eixo articulador mais realçado pelos autores, na literatura dos anos 1980, é o que preconiza a prática de formação de alianças do profissional com a clientela, com outros profissionais, com movimentos sociais e com organização dos trabalhadores. -É destacada a importância do trabalho interprofissional numa mesma instituição, bem como entre outras instituições, propiciando alianças entre os profissionais e as classes sociais subalternas organizadas.
-Entre as estratégias a serem adotadas pelo assistente social, destaca-se a necessidade de se conhecer, cada vez mais, as relações de poder que se estabelecem entre o profissional/clientela e outros profissionais, a fim de que se instaure um poder compartilhado.
-A questão da formação de alianças, com base na correlação de forças, reflete uma proposta de prática vinculada aos interesses da população, voltada para a perspectiva