Planejamento de ensino
O planejamento de ensino é de extrema importância para o docente ou para qualquer outro profissional de áreas diferentes.
Assim como na vida pessoal, a todo momento estamos fazendo um planejamento do que se pretende fazer durante o dia, como fazer, quando fazer, quanto tempo leva para fazer, que recursos serão usados nessas atividades, sejam elas quais forem. Planejamos nosso dia a dia, nosso fim de semana, nossas férias, viagens, etc, pois queremos chegar a um objetivo, a uma meta, queremos alcançar um desejo. Planejamos a nossa vida para que tenhamos uma organização, para adequar nosso tempo as nossas tarefas.
Então planejar é estar organizado com o tempo, ter metas, ser objetivo, ser atento, prever situações, estar ciente com mudanças de acordo com imprevistos que venham a acontecer ao decorrer do tempo.
Portanto, planejamento de ensino é imprescindível na ação do docente. O docente precisa estar dentro do contexto de seus alunos, precisa analisa-los, saber o que eles sabem, o que eles não sabem, o que eles têm dificuldades, e o que eles precisam saber em determinado tempo. Dessa forma, o docente planeja suas ações, que recursos usar, como ensinar, para quê ensinar, em quanto tempo ensinar, quais os conteúdos a serem ministrados, quais atividades passar, como avalia-los, e assim por diante. O docente precisa estar ciente de que poderá haver mudanças durante sua jornada de lecionar, precisa estar apto a fazer essas mudanças com qualidade, com dedicação, com carinho, atenção, tem que mostrar aos alunos interesse no que eles estão aprendendo, no que ele está ensinando, mostrar que se importa com cada um do jeito diferente que cada um é e aprende. Tudo isso dentro de um determinado tempo, tudo com uma meta a ser estabelecida, para que seja concluída com êxito, qualidade, organização, coerência e flexibilidade.
O planejamento de ensino é um norte para o docente usufruir em suas aulas, e também serve como uma autoavaliação, onde ele vê o