Planejamento de carreira
Administração de Carreiras como Instrumento de Gestão
Definindo carreira
Como se trata de um termo bastante utilizado, ao qual se agregam vários significados, Carreira é um termo de difícil definição.
O conceito de carreira cunhado por London e Stumph (1982:4) é o mais adequado para o desenvolvimento desde trabalho e é utilizado como principal referencia para as publicações geradas na década de 80.
”Carreira são as sequencias de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A Carreira envolve uma serie de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização e da sociedade.Da perspectiva do individuo , engloba o entendimento e avaliação de sua experiência profissional enquanto , da perspectiva da organização ,engloba políticas , procedimentos e decisões ligadas a espaços ocupacionais ,níveis organizacionais , compensação e movimento de pessoas .Estas perspectivas são conciliadas pela carreira dentro de um contexto de constante ajuste,desenvolvimentos e mudança.”
A ADMINISTRAÇAO DE CARREIRAS COMO INSTRUMENTO DE GESTAO
Construção de estruturas de carreiras, aspectos e limitações técnicas.
Quando falamos de um plano de carreira ou de um sistema de carreiras, o que vem logo á nossa mente é o desenho de uma carreira. A este desenho damos o nome de Estrutura de Carreira e este e o principal objetivo. Apoiando-nos nas contribuições oferecidas por Walter (1980),London e Stumpf(1982) e Leibowitz(1986) verificamos que a estrutura de carreira dentro do Sistema tem as seguintes funções:
Estabelecer e organizar o conjunto de expectativas que a empresa tem em relação ás pessoas que nela trabalham. Estas expectativas podem estar organizadas em função da natureza dos trabalhos executados pelas pessoas, como: entrega de mensagens, desenvolvimento de produtos, gerenciamento de recursos