Planejamento de campanhas políticas
Planejamento é a reflexão sobre a realidade. Um plano é um guia, a linha central da estrada que nos leva ao objetivo . O planejamento é a elaboração , por etapas, com bases técnicas, de planos e programas com objetivos definidos. ( AMBRÓSIO,1999, p.2 )
De acordo com Bateman e Snell ( 1998 ) , podemos dividir os níveis de planejamento em três níveis: estratégico, tático e operacional.
O nível estratégico compreende os altos executivos do governo, partido, etc. ,responsáveis pela definição dos objetivos e planos , e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo, como sobrevivência, crescimento e eficácia geral. ( BAteman,1998,p.30 ).
O planejamento no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias em objetivos e atividades mais específicas. ( BATEMAN, 1998 ).
Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos colaboradores não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. ( BATEMAN, 1998 ).
O planejamento de campanhas políticas, cada vez mais, está se profissionalizando. Kuntz ( 2002 ) apresenta uma lista de perguntas que, em sua opinião, respondidas, facilitam a elaboração de um bom planejamento de campanhas.
Essas perguntas são apresentadas a seguir: * Qual o potencial de votos que o candidato espera em cada bairro, cidade, município, região ou estado onde concorre? * Com quanto votos, aproximadamente, o candidato pode contar? * Onde estão esses votos? * Quantos votos ainda faltam ao candidato? * Qual a margem de segurança necessária para assegurar a eleição do candidato? * Onde o candidato tem mais chance de buscar os votos? * Quem são os concorrentes do candidato? * Qual a situação dos concorrentes em relação ao eleitorado? * Qual a situação do partido do candidato e a de outros partidos? * Quem poderia ser os aliados do candidato? *