Planejamento de campanha
Cenário mercadológico O Brasil está entre os países com as maiores taxas de automedicação do mundo, líder mundial em procedimentos médicos estéticos e uma boa parte da população prática ou tem algum tipo de envolvimento com esportes e práticas de hábitos saudáveis. Ou seja, os mercados de produtos para ter uma melhor qualidade de vida, beleza e saúde crescem a níveis superiores ao da sua economia. No período de novembro de 2012 a novembro de 2013, a indústria farmacêutica faturou R$ 57 bilhões, o que significa 16% de alta em relação ao período anterior. Gerentes do setor acreditam que a provável causa por este aumento nas vendas, é a queda do desemprego. Os especialistas do setor aguardam alta de 12% no período vigente.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2013/12/1386182-faturamento-da-industria-farmaceutica-cresce-16.shtml
Problemas e oportunidades
Problemas:
- Existem muitos mitos sobre a asma.
- A dificuldade dos brasileiros para encontrar informações médicas adequadamente. Principalmente nas classes mais baixas.
Oportunidades:
- A mesma dificuldade brasileira para encontrar informações médicas adequadamente faz com que uma campanha desperte atenção para cuidados médicos.
- A população brasileira está vivendo mais e praticando mais esportes. Inspira as pessoas para hábitos mais saudáveis é o objetivo desta campanha.
Posicionamento
O objetivo desta campanha é passar para o público que, através dos esportes e estilo de vida mais saudáveis é possível conviver bem com a asma e minimizar as crises.
Estratégia de comunicação
A campanha será veiculada nas principais mídias (TV e rádio), mas também destinará parte da verba para veículos de apoio (internet, outdoor, busdoor, entre outras).
Público alvo
A campanha publicitária tem como público primário pessoas entre 15 e 45 anos nas classes A,B e C, homens e mulheres. Esse público tem uma boa formação acadêmica