clarice e guimarães
Clarice Lispector foi escritora e jornalista brasileira, reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX. Nasceu em Tchetchelnik na Ucrânia em 1920. Sua família veio para o Brasil, para a cidade de Maceió, Alagoas.
O objetivo de Clarice, em suas obras, é o de atingir as regiões mais profundas da mente das personagens para aí sondar complexos mecanismos psicológicos. É essa procura que determina as características especificas de seu estilo.
Principais obras:
Laços de Família, 1960
Perto do Coração Selvagem, 1943
A Paixão segundo G.H, 1964
A Hora da Estrela,1977
Guimarães Rosa (1908-1967)
Guimarães Rosa foi escritor brasileiro. Nasceu em Cordisburgo, pequena cidade do interior de Minas Gerais.
O romance "Grandes Sertões: Veredas" é sua obra prima. Fez parte do 3º Tempo do Modernismo, caracterizado pelo rompimento com as técnicas tradicionais do romance.
Guimarães Rosa utiliza termos que não são mais usados, cria neologismos, faz empréstimos de palavras estrangeiras e explora estruturas sintáticas para recriar e reinventar a língua portuguesa. http://www.infoescola.com/literatura/guimaraes-rosa/ Principais obras:
Sagarana, 1946
Grandes Sertões: Veredas, 1956
Primeiras Estorias, 1962
Tutaméia,1967
Clarice Lispector
Laços de Família
Laços de família é uma coletânea de contos, publicada em 1960, da escritora Clarice Lispector e eles se interligam através de uma temática comum a quase todos: o desentendimento familiar. As personagens criadas pela autora são pessoas comuns, massacradas pela banalidade comum a existência, mas que buscam a libertação.
É nesse processo de libertação que se encontra a epifania máxima que surge exatamente na fusão do eu e do mundo, representada por meio da ruptura da monotonia cotidiana por um instante de iluminação repentina na consciência da personagem. A família, no entanto, parece escravizar o indivíduo, impossibilitando-o de vivenciar ao máximo esse