Planejamento de ações sistêmicas
SISTÊMICAS
Rosimery de Fátima Oliveira
1. CONCEITOS EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Conservação da natureza:
Proteção da natureza, que exige medidas de manutenção das paisagens naturais com suas espécies vegetais e animais, visando a evitar -lhes a extinção; Preservação da natureza, proteção da natureza. Empenha -se pela boa administração do uso da natureza, procurando contingenciar atividades que afetem o equilíbrio do meio ambiente. Contaminação:
“Introdução, no meio, de elementos em concentrações nocivas à saúde humana, tais como organismos patogênicos, substâncias tóxicas ou radioativas”.
Desenvolvimento Sustentável:
Termo primeiramente utilizado por Robert Allen, no artigo “How to Save the World?”, foi definido como:
“Desenvolvimento para obter a satisfação duradoura das necessidades humanas e o crescimento da qualida de de vida”.
O conceito é resgatado pela Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (criada em 1984) e publicado no relatório “Nosso Futuro Comum” como sendo:
“... a satisfação das necessidades do presente, sem o comprometimento da capacidade das gerações futuras em virem a satisfazer as suas”.
Ecologia:
Ciência que estuda os fatores que atuam sobre os seres vivos no ambiente e as interações entre este e os seres vivos. A literatura atribui a criação da palavra ecologia a Ernest Haeckel (1866), em sua obra Generelle
Morphologie Der Organismen. Ecologia deriva da palavra grega "oikos" que significa habitação, casa, ambiente. Esta ciência significa literalmente o "estudo do habitat". O termo "visão ecológica" contudo, deu um significado mais amplo e profundo ao seu significado literal. A visão ecológica concebe a situação como um todo integrado e considera a interdependência de suas partes, porém, ao contrário da visão holística, considera também a percepção da situação no contexto natural e social.
Ecologia profunda:
Concepção ambientalista que não separa o ser humano