Planejamento das atividades educacionais
Vivemos em uma sociedade onde constantemente se exige de nós planejamento, desde coisas mais simples até mesmos as mais complexas.
Na área da educação não é diferente, mas para a formulação de um bom planejamento o professor deve ter claro o significado do seu papel, ao mesmo tempo desenvolvendo uma atividade individual/coletiva, respeitando sempre as fases deste planejamento.
O planejamento pode ser concebido em três etapas: preparação, acompanhamento e aperfeiçoamento.
Na fase da preparação procede-se à formulação dos objetivos e à previsão de todos os passos necessários a ação educativa do professor e o aprendizado do aluno.
Na fase do acompanhamento faz-se a estruturação do Plano de Ensino e a colocação do plano em ação.
Já na fase do aprimoramento, é feito a avaliação de todo processo educativo, desde a sondagem realizada até a verificação do alcance dos objetivos estabelecidos.
NÍVEIS DE APRENDIZADO
Pode-se falar em uma “hierarquia de planejamentos”: planejamento educacional, planejamento curricular ou escolar, planejamento de ensino ou curso e plano de aula.
O PLANEJAMENTO EDUCAIONAL: É a Politica de governo para educação. É ele que determina as diretrizes da política educacional de educação. Inclui definição de prioridades e ele leva em conta a relação entre os diversos níveis do contexto educacional.
PLANEJAMENTO CURRICULAR ou ESCOLAR: É o conjunto de ações e procedimentos definidos pela escola, estabelecendo as suas linhas mestras e tendo por foco o aluno. Este planejamento é multidisciplinar, envolve a direção do estabelecimento de ensino, seu corpo docente e os especialistas na área.
PLANO DE CURSO ou de ENSINO: Fundamentado no planejamento escolar, indica a atividade dos professores junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos. Este plano de ensino delineia, globalmente, toda ação a ser empreendida pelos professores.
Ao assumir uma disciplina, o professor precisa tomar uma série de