Granilite
Práticos, bonitos e duráveis, os revestimentos em granilite continuam sendo utilizados por decoradores e arquitetos.
O segredo de um bom piso de granilite está na consistência e na espessura.
Mistura Básica
Granilite é uma massa compacta produzida pela mistura de cimento branco ou normal, areia, água e granas (pequenos pedaços de mármore, granito ou quartzo) de várias cores e tamanhos.
Pode-se escolher o tamanho das granas e o tipo de pedra, além da cor de fundo do piso “Tons de verde e azul são os mais caros. Preto, vermelho, bege e marrom, os mais baratos”, informa Moagem de Minérios Zuccaro. As cores especiais levam corantes ou pó xadrez.
Usos
Pisos, paredes, divisórias, prateleiras e rodapés.
Locais: estabelecimento comercial, banheiro, igreja, hospitais, etc.
Trabalho do piso tem varias etapas:
Para garantir homogeneidade na cor do piso, todo material utilizado tem que ser comprado pelo consumidor de uma só vez. Isso porque os lotes de cimento variam de tonalidade, dificultando manter as cores. As empresas indicam o cimento branco estrutural ou CP Cinza 32.
Etapas:
* As juntas de dilatação são fixadas no contra piso com nata de cimento, formando quadros que não devem ultrapassar 2 x 2m, com altura entre 7 e 10 mm * A argamassa de granilite é aplicada no contra piso com colher de pedreiro e regularizada com régua. * Durante uma semana a argamassa devera ficar curando. Para tanto, uma camada de areia é espalhada sobre ela e devera ser molhada quatro vezes ao dia. * A última fase é do polimento. A máquina começa com esmeril 36 e termina com esmeril 180, conferindo a superfície acabamento liso e sem