Planejamento Anual 1° ano
C. E. M. Professora Maria Iracema Martins de Andrade Rua – Otto Júlio Malina s/nº - Bairro Ipiranga
Ações para subsidiar a prática pedagógica
Atividades:
As atividades a serem desenvolvidas deverão partir do projeto elaborado pelos professores, a fim de despertar o interesse dos alunos. Para isso é necessário realizar discussões com os envolvidos para esclarecer a responsabilidade de cada um, os objetivos, metodologia, forma do desenvolvimento das atividades, para que todos possam contribuir com o resultado final.
Produções e gêneros textuais:
Para desenvolver a expressão oral, é fundamental propiciar um ambiente em que os alunos aprendam a escutar com atenção e compreensão, a dar respostas, opiniões e sugestões pertinentes às discussões abertas em sala de aula, falar de modo que sejam entendidos, respeitando colegas, professores e sendo respeitados por eles. Para isso, o professor precisará mostrar e explicar a eles que não se fala de qualquer jeito nem na hora “em que bem entendem” sem esperar a sua vez, ou sem respeitar a fala do outro.
É importante desenvolver a capacidade de interagir verbalmente segundo as regras de convivência dos diferentes ambientes, situações e instituições. Assim propomos que a diversidade das formas de expressão deva ser respeitada. Saber adequar o modo de falar às diferentes interações é uma capacidade lingüística de valor e utilidade na vida do cidadão e é por isso que deve ser desenvolvida na escola. Por conta disso, após discussões realizadas pelos docentes e observações da equipe nos últimos anos, algumas estratégias foram sugeridas com o intuito de incentivar e enriquecer a participação efetiva dos alunos:
Roda semanal de leitura feita pelos alunos (na oralidade) 5º ano quinzenalmente: os alunos selecionarão em casa, na sala ou na biblioteca livros, textos, gibis, para ler em dias e horários predeterminados. Podem depois conversar sobre o que leram para seus