Planejamento ambiental
.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL
1.0 – A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL
A espécie humana e a terra encontram-se num determinado estágio de evolução, impossível de precisar, no qual dispomos de razoáveis informações retrospectivas sobre o caminho percorrido e, com meras hipóteses de prospectivas sobre um futuro impreciso e de horizonte curtíssimo.
A consciência ecológica está intimamente ligada à preservação do meio ambiente. A importância da preservação dos recursos naturais passou a ser a preocupação mundial e nenhum país pode esumir-se de sua responsabilidade. Essa necessidade de proteção é tão antiga e surgiu quando o homem passou a valorizar a natureza, mas não de maneira tão acentuada como nos dias de hoje. Talvez não se desse muita importância à extinção dos animais e da flora, mas existia um respeito para com a natureza por ser criação divina. Só depois que o homem começou a conhecer a interação dos microorganismos existentes no ecossistema é que sua responsabilidade aumentou.
A evolução do homem foi longa até atingir uma consciência plena e completa da necessidade da preservação do meio ambiente. Não por causa das ameaças que vem sofrendo nosso planeta, mas também pela necessidade de preservar os recursos naturais para as futuras gerações.
Vê-se constantemente, através dos meios de comunicação, a contaminação do meio ambiente por resíduos nucleares, pela disposição de lixos químicos, domésticos, industriais e hospitalares de forma inadequada, pelas queimadas, pelo desperdício dos recursos naturais não renováveis, pelo efeito estufa, pela degradação do solo através da mineração etc.
E é esse palco em que se desenrola o drama da vida sobre o planeta.
A questão ambiental está desenhada nos cenários da humanidade e manifesta-se através das ações visíveis, que podem ser facilmente constatadas; porém, não é possível ignorar o que se passa