Planejamento ambiental
1) A ótica preventiva da política ambiental dos anos 80 cedeu lugar à outra, integradora, que passou a combinar os aspectos econômicos e sociais com os ambientais. O principal documento que representou esses esforços foi:
a) o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
b) a Agenda 21.
c) o Relatório Bruntland.
d) a Lei de Crimes Ambientais.
2) Durante a elaboração de um plano diretor de gerenciamento integrado de resíduos sólidos municipais, foi adotado um sistema de coleta seletiva de vidro, plástico, papel e metais, com utilização de recipientes de cores diferenciadas, que são, respectivamente:
a) Verde, vermelho, azul e amarelo.
b) Vermelho, azul, amarelo e verde.
c) Azul, amarelo, verde e vermelho.
d) Amarelo, verde, vermelho e azul.
3) Leia os fragmentos abaixo:
Com a industrialização maciça, foi franqueado um limiar nas relações entre os homens e a biosfera, dado que foi no século XX e, mais particularmente, depois da Segunda Guerra Mundial, que a poluição e a degradação do ambiente se tornaram um verdadeiro fato de civilização, na medida que adquiriram dimensões planetárias. Depois dela, a constituição dum espaço produtivo mundial impeliu a unificação ecológica do mundo (Deléage, Jean-Paul. Uma ecologia mundo. IN: Castro, E. & Pinton, F. (orgs). Faces do Trópico Úmido – conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: CEJUP/NAEA-UFPA, p. 23)
[...] o problema ecológico está ligado à sociedade dividida em classes; é com a revolução industrial que aparece a ‘negação’ da natureza, e a mercantilização do espaço cria a ideologia do ‘dever ser’ matafísico como forma de resolver a má consciência do capital (Tragtemberg, M. Ecologia versus Capitalismo. IN: Economia e Desenvolvimento. Revista Quadrimestral de economia. Ano I, n 2, Fev. de 1982. São Paulo: Cortez, p. 129)
Na interpretação das duas passagens, a industrialização é um dos elementos que provoca a separação do homem com a natureza anunciando um debate, cada vez mais