PLANEJAMENTO 1
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Acadêmicas
Jane Aparecida de Lima RA- 7756643078
Lucimar Nunes da Silva RA- 7536642884
Maria Estela E. Pereira RA- 7756642950
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Tutor a Distância
Mª ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES
Campo Grande-MS
Março de 2015
INTRODUÇÃO
O desafio proposto neste trabalho tem como base a elaboração de um relatório de pesquisa ou seja, um modelo de planejamento que contribui com a veracidade e participação da equipe para identificar a importância de se planejar.
A estratégia precisa ser adequada conforme a realidade da sociedade, pode-se dizer que planejar é ter atitude, ética, cumplicidade e participação para o desenvolvimento.
O Planejamento educacional é a forma de tratar os problemas na educação tanto científico como o prático, sem esquecer que o objetivo é o conhecimento do aluno. Planejamento é o inicio de todo processo de aprendizagem de ensino, de realizar projetos e de cumprir metas que se estabelece ao longo de nossas escolhas de trabalho resultando em positividade.
Estar atento como funciona o sistema é fundamental para os profissionais de qualquer área de atuação, e é indiscutível que isso implica em determinados resultados. Na área social, o assistente tem como elemento o planejamento para melhor atender o ambiente de atuação.
ROTEIRO GERAL DO FAZER
Etapas necessárias para construção de um processo de planejamento participativo científico na sua totalidade:
1- Preparação- analisar todos os pontos básicos para um resultado com efeito das etapas seguintes.
2- Elaboração do plano global de médio prazo- é subdividida em três partes:
2.1- elaboração do marco referencial: reunir todos os conhecimentos de cada um do grupo e fazer um debate pra avaliar os itens mais importantes. 2.2- elaboração do diagnóstico: é um juízo da instituição que compara a realidade presente com a realidade desejada. Parte importante que explica onde está e até