Planeamento estratégico
Entendendo-se por Planeamento Estratégico como o processo que fixa as grandes orientações que permitem às empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua posição face à concorrência, ou seja, uma ferramenta de apoio à gestão com vista ao desenvolvimento futuro da empresa, especificando a forma e os timings de execução, então a concordância com o colega do Dr. Júlio Dias é total. Na medida em que se trata de um processo criativo de identificação e realização das acções mais importantes para a sustentabilidade do sistema, tendo em conta os respectivos pontos fortes e fracos, conjugados com as ameaças e as oportunidades futuras que se lhe apresentam, então a experiência do Dr. Júlio Dias será a sua principal ferramenta.
Deste modo, a implementação dum processo de planeamento estratégico pode ser liderado por alguém com experiência, independentemente do sector onde obteve essa experiência, desde que munido dos inputs necessários que lhe permitam com rigor fazer uma análise do ambiente e onde, através de técnicas adequadas, (nomeadamente a análise STEP e a análise SWOT) são identificadas as principais questões que afectam uma determinada organização. Através desse levantamento, são identificadas prioridades, considerando que alguns problemas têm um peso maior que outros, bem como, alguns são causas e outros são consequências. A partir da escolha das prioridades, o papel atribuído ao planeamento, consiste em encontrar meios para eliminar ou diminuir os obstáculos ou ameaças ao desenvolvimento da organização. Isso será feito através da definição dos objectivos e da execução das actividades necessárias para alcançar tais objectivos.
2.
Embora o Planeamento Estratégico seja aplicado na administração pública e no sector privado, os dois sectores apresentam idiossincrasias que os diferenciam. Essas diferenças da estratégia entre os sectores público e privado colocam-se em várias dimensões:
Missão: Na empresa têxtil ela é limitada a determinados produtos e é