Placas Tectônicas
Em 1971 nos Estados Unidos, a Aptidão Física, foi definida como:
“A capacidade de executar tarefas diárias com vigor e vitalidade, sem fadiga excessiva e com energia para realizar as ocupações das horas de lazer e para enfrentar emergências imprevistas.”
“Então a aptidão física é a capacidade de durar, de continuar, de resistir ao stress, de persistir em circunstâncias difíceis onde uma pessoa destreinada desistiria.
A aptidão física é o oposto de estar cansado com os esforços do dia-a-dia, de falta de energia para realizar as atividades da vida com entusiasmo, tornando-se exausto em esforços físicos exigentes e inesperados.
É uma qualidade positiva, estendendo de uma escala da morte até uma vida abundante.” (Clark, 1980)
“Aptidão física é um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um não apenas, realizar as tarefas diárias, as ocupações activas das horas de lazer e enfrentar emergências imprevisíveis sem fadiga excessiva, mas também ajudar a evitar doenças hipocinéticas, enquanto funcionando no pico da capacidade intelectual e sentindo uma alegria de viver.” (Nieman, 1986)
Aptidão Física
Em 1988 Pate investigador do assunto disse que o estado caracterizado por uma capacidade de executar atividades diárias com vigor e demonstração de traços e capacidades associadas com o baixo risco de desenvolvimento prematuro das doenças hipocinéticas.
A aptidão Física Relacionada às Habilidades desportivas compreende vários componentes necessários para a prática e o sucesso em vários desportos. Certamente para jogar basquetebol, um jovem precisará de velocidade, potência muscular, agilidade. Porém, essas componentes não são necessárias para a vida adulta, onde a prática de qualquer desporto ou atividade física tem como objetivo principal a saúde funcional. Por outro lado, a Aptidão Física Relacionada à Saúde engloba componentes que afetam a qualidade da saúde.
A Aptidão Física Relacionada à Saúde mede a qualidade da saúde que