Placas de video
Com o passar das décadas, a disputa para se desenvolver o primeiro computador do mundo foi consideravelmente competitiva, isto por que, os primeiros computadores eram máquinas mecânicas. Aos poucos, com a utilização da eletricidade em chaves mecânicas, atingiram-se os computadores eletro-mecânicos. Historicamente, o primeiro computador do mundo realmente considerado, foi desenvolvido em 1931 por Vannevar Bush. O mesmo era analógico e possuía partes mecânicas, construído para a resolução de simples equações diferenciais. Levando em consideração a grande dificuldade de se utilizarem elementos analógicos, uma outra base numérica passou a ser utilizada – a binária. Nesta base existem dois algarismos “0” e “1”, ao contrário do sistema anterior decimal, aonde temos dez algarismos, de “0” à “9”.
Todo esse novo sistema numérico futuramente iria nos servir como uma luva para o desenvolvimento dos computadores. Em 1854, o matemático inglês George Boole desenvolveu uma lógica binária, que complementava a base binária. Através da mesma lógica, foi possível a criação de portas lógicas, o elemento essencial para a criação de computadores.
Já em 1937, Howard Aiken, desenvolveu o que veio a ser o primeiro computador eletromecânico do mundo. O Mark I, apoiado pela IBM e pela Marinha Americana. Para título de curiosidade, o mesmo tinha 18 m de comprimento e 2,5 m de altura, extremamente gigantesco. Com a vinda da Segunda Guerra Mundial e o conseqüente avanço da Eletro-mecânica, os serviços secretos de diversos países se dispuseram a construir seus computadores, principalmente para serem utilizados na codificação de Mensagens. A guerra faz com que todos percebam que a hora certa para a criação dessas máquinas havia chegado. Na Alemanha foi desenvolvido em 1941 o Z3, entre os aliados, a Inglaterra construiu um computador capaz de decifrar as mensagens utilizadas pelos países do eixo, codificadas pelo Z3. Em