Placas de motor
O conversor DC/AC é um circuito eletrônico que converte a tensão contínua DC em uma tensão alternada AC com a frequência e amplitude desejada. Corresponde à segunda parte do funcionamento do inversor de frequência (este faz a conversão AC/DC e em seguida DC/AC com objetivo de variar a frequência e a amplitude da onda). As principais aplicações dos conversores DC/AC são encontradas em no-breaks, sistemas ininterruptos de energia e inversores em geral.
A corrente quase contínua que o conjunto retificador / bobina_alisamento fornece tem de ser modificada de forma a possuir características que lhe permitam ser injetada na rede elétrica de distribuição pública.
As características impõem:
• Corrente alternada de componente fundamental sinusoidal e com 50Hz.
• Baixo conteúdo harmónico.
Para obter essas características a corrente passa por um inversor que a torna alternada e por um filtro que lhe baixa o conteúdo harmónico de alta frequência.
Conversão AC-DC
Para conferir à energia retirada do rótor características que lhe permitam ser injetada na rede elétrica é necessário introduzir um andar de corrente contínua no processo, antes de a tornar alternada através do conversor DC/AC.
Desta forma o conversor AC/DC é responsável por transformar a tensão do rótor com amplitude e frequência variáveis em corrente contínua.
Com a saída em corrente do conversor AC/DC é possível definir com clareza a forma de onda da corrente no rótor, garantido assim o seu conteúdo harmónico.
A única forma de garantir a forma de onda de corrente nas fases de um retificador a díodos é conhecendo a forma de onda da corrente de saída. A bobine de alisamento colocada na saída garante que a corrente fornecida pelo retificador (Idc) é praticamente constante e independente da forma de onda da tensão de carga para onde a corrente está a ser dirigida (Edc).
Os harmónicos da corrente no rótor devem ser minimizados de forma a diminuir as perdas e a minimizar os