Placas cimenticias
Estas placas poderão ter funções estruturais como revestimento básico da estrutura, ou serem usadas como material de acabamento de pisos e fachadas.
Vantagens
A combinação entre a resistência e flexibilidade da madeira com a durabilidade e rigidez do cimento, permitem um largo campo de aplicações, tanto em exteriores como em interiores. As placas são especialmente apreciadas pela sua elevada resistência ao impacto, ao fogo, à acção da humidade, ao ruído e aos fungos. Têm ainda a vantagem de poderem ser aplicadas como acabamento final, expostas à intempérie.
Desvantagens
Quando comparadas com outras placas estruturais, em especial as placas OSB, as placas cimentícias apresentam algumas desvantagens, começando logo pelo preço substancialmente mais elevado. Possuem um peso cerca de três vezes superior e, sendo mais rígidas, podem fissurar e tornam-se mais difíceis de cortar e perfurar. Absorvem e aprisionam mais humidade e são sujeitas a variações mecânicas mais acentuadas.
No entanto, muitos consideram que a principal desvantagem prende-se com a entrega da placa sobre os elementos estruturais. Usualmente, as placas OSB necessitam de dois centímetros de apoio, com uma junta de dilatação inferior a três milímetros, podendo ser aparafusadas a uma distância mínima de 10 mm das extremidades. Daí os perfis metálicos serem fornecidos com um mínimo de 43 mm de aba. Em contraste, as placas cimentícias costumam exigir maior entrega e maior distância entre o parafuso e as extremidades.