placa mae
Placa mãe (motherboard) referece a um componente que interliga varios perifericos, fazendo com que seja possivel a comunicação entre os mesmos. Na computação é a plataforma onde se conecta todos os perifericos do computador. As placas-mãe são desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos que compõem o computador. Para isso, elas oferecem conexões para o processador, para a memória RAM, para o HD, para os dispositivos de entrada e saída, entre outros. Sendo tembém reponsavel por alimentar alguns perifericos com a energia eletrica que recebe da fonte do gabinete. Todas essas funções tornam o nome “mãe” algo bem lógico: sem ela, o computador é apenas um amontoado de chips e placas independentes.
A figura 1 exibe uma placa-mãe. Trata-se de um modelo Soyo SY-KT880 Dragon 2. As letras apontam para os principais itens do produto, que são explicados nos próximos parágrafos. Cada placa-mãe possui características distintas, mas todas devem possibilitar a conexão dos dispositivos que serão citados no decorrer deste texto.
FIGURA 1 – Placa-mãe modelo Soyo SY-KT880 Dragon 2
Item A - processador
O item A define o local onde o processador deve ser conectado. Também conhecido como socket, esse encaxe serve para um modelo (ou para modelos) específico. Cada tipo de processador tem características que o diferenciam de outros modelos. Essas diferenças consistem na capacidade de processamento, na quantidade de memória cache, na tecnologia de fabricação usada, no consumo de energia, na quantidade de terminais (as "perninhas") que o processador tem, entre outros. Sendo assim, a placa-mãe deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores. A placa-mãe da figura 1, por exemplo, é compatível com os processadores Duron, Athlon XP e Sempron (todos da fabricante AMD) que utilizam a forma de conexão conhecida por "Socket A". Sendo assim, processadores que utilizam outros sockets não se conectam a esta placa.
Se o processador utiliza