Placa Confec
Produzir placas de circuito impresso por processo fotográfico é um sonho da maioria dos hobistas de eletrônica. O processo fotográfico sempre foi cercado de mitos e as poucas empresas ou pessoas que dominam alguma
técnica
exploram
vendendo
kits
a
preços
elevados.
Este trabalho é resultado do aprimoramento e da adaptação de algumas técnicas já conhecidas, e da experiência em laboratório fotográfico e computação gráfica, e permitirá em poucos minutos, o preparo da placa e a confecção do fotolito para produzir placas com trilhas de até 0.20 mm, o suficiente para passar duas trilhas entre as ilhas dos terminais de um CI, e com qualidade que irá surpreender qualquer amador.
Exemplo das trilhas feitas por este processo com uma escala em mm:
Obs: Trilhas muito finas requerem o domínio desta técnica, comece com layouts mais básicos para não desanimar. Diretrizes que guiaram o meu trabalho:
Não depender de produtos de apenas uma empresa fabrica e/ou que são caros e difíceis de encontrar.
Poder gerar o fotolito pelo computador e com impressoras jato de tinta de razoável qualidade e não depender unicamente de fotocópias laser.
Não depender unicamente do Sol para expor as placas e poder contar com uma fonte de luz alternativa eficiente e de baixo custo.
Poder executar todo o processo sem ter que sair de casa.
Ser de baixo custo.
Contrariando a tendência de muitos no Brasil, divulgarei totalmente a técnica após o sucesso dos testes.
Materiais e equipamentos necessários:
Computador e impressora com boa qualidade (eu uso uma HP 930).
Um software de confecção de placas de Circuito Impresso (recomendado).
Transparência para jato de tinta.
Placas virgens de CI.
Emulsão foto-sensível para Silk-Screen e respectivo sensibilizante ( 1 litro custa de R$15,00 a R$23,00 com o sensibilizante e tem validade para 2 anos). Pode