Pixel e câmera digital
O filme das câmeras convencionais foi substituído pelo sensor eletrônico de captura de imagem.
O sensor de captura de imagem, a exemplo da retina do olho humano, é composto de milhões de pequenos sensores que capturam minúsculas partes da imagem, estes micros sensores de luz são chamados de pixel.
Os pixels ficam dispostos em linhas e colunas numa pastilha de silício (sensor). Cada casinha (pixel) guarda informação na memória. Quanto mais casinhas, mais espaço na memória...maior o arquivo, melhor a qualidade da imagem.
Assim, o número de pixels que um sensor possui determina o quanto se pode ampliar uma imagem. Quanto mais pixels maior a ampliação possível pois não perde qualidade.
Por exemplo: Uma câmera de 6 mega pixels possui 6.000.000 de pixels (casinhas) distribuídos numa matriz de 3.000 pixels de largura por 2.000 pixels de altura.
MEGA PIXEL
Designação de Câmaras Digitais que registram mais de 1 (um) milhão de pixels.
BITMAP
Uma imagem "bitmapeada" , uma imagem bitmap é aquela na qual registramos as informações (cor e posicionamento) de cada pixel, utilizando uma matriz bidimensional (mapa X/Y). Chamamos mapa de bits.
Uma imagem digital, uma fotografia, é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos.
BITMAP E VETOR
Há dois tipos fundamentais de imagem digital. Uma é do tipo rastreio (raster) e outra do tipo vetorial. Uma imagem digital do tipo raster, BITMAP é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor. BITMAP é a descrição da cor de cada pixel.
A imagem VETORIAL não é reproduzida necessariamente por aproximação de pontos, se baseia em vetores matemáticos; VETORIAL é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, DIFERENTE das