munual de projeto
A primeira câmera da lista foi produzida a partir de um conceito de Steven Sasson engenheiro da Kodak. Aos 25 anos ele recebeu a tarefa de criar um “dispositivo de carga acoplada” ou um CCD (charge-coupled device) , em sigla inglesa.
Ele decidiu que o melhor a fazer era criar uma câmera sem partes móveis. Após um ano de trabalho, o dispositivo estava criado. Longe da portabilidade que temos hoje, em que máquinas fotografias digitais podem pesar pouquíssimas gramas, o aparelho pesava nada menos do que 8 kg.
Ela foi construída com um sensor de 100 x 100 pixels. Para que você tenha uma referencia, uma câmera VGA, que é atualmente o menor sensor que se pode encontrar no mercado, (geralmente utilizado em câmeras frontais de smartphones não tão avançados) conta com um sensor de 640 x 480 pixels, com resolução muito inferior a 1 MP.
Esse equipamento fez, oficialmente, a primeira imagem digital da história. Ela foi capturada em preto e branco, em dezembro de 1975.
Uma câmara digital (português europeu) ou câmera digital (português brasileiro) é uma câmara que codifica vídeo eimagens digitais de forma eletrônica, armazenando-as para posterior reprodução.1 A maior parte das câmaras vendidas atualmente são digitais, e grande parte encontra-se incorporada nos mais diversos aparelhos, desde veículos a PDAs etelemóveis.,2
Ao invés de utilizar a película fotossensível (filme) para o registro das imagens, que requer, posteriormente à aquisição das imagens, um processo de revelação e ampliação das cópias, a câmera digital registra as imagens através de um sensor que entre outros tipos podem ser do tipo CMOS ou do tipo CCD, armazenando as imagens em cartões de memória. Uma câmera pode suportar um só ou vários tipos de memória, sendo os mais comuns: CompactFlash tipos I e II, SmartMedia, MMC, Memory Stick e SD (estes, os dois mais usados). Estas imagens podem ser visualizadas imediatamente no monitor da própria câmera,