Pixar
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5 1 HISTÓRIA 6 2 CURTAS-METRAGENS 8 4 PROCESSO DE CRIAÇÃO 12 4.1 PRÉ-PRODUÇÃO 12 4.2 MODELAGEM 12 4.3 TEXTURIZAÇÃO 13 4.4 ILUMINAÇÃO 13 4.5 ANIMAÇÃO – EFEITOS 13 4.6 PÓS-PRODUÇÃO 14 4.7 EDIÇÃO DE SOM 14 4.8 EDIÇÃO DE VÍDEO 14 5 STEVE JOBS 15 6 PIXAR ATUALMENTE 16 CONCLUSÃO 17 REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
A Pixar Animations Studios é uma empresa de animação digital, uma combinação da palavra "pixels" e da palavra "art". Tem como objetivo fazer arte através de pixels. Produz filmes que agradam a maioria das pessoas.
A Companhia mudou de nome e presidência várias vezes: quando chamada de “Lucasfilm” foi comprada por Steve Jobs; tornou-se “Pixar”, fez parceria com empresas grandes como Disney, e ainda revoluciona a indústria de animação mundial. Até hoje, é responsável pela produção de filme e curtas-metragens de grande reconhecimento e qualidade.
1 HISTÓRIA
Tudo se inicia com a “Lucasfilm” de George Lucas que desenvolveu novas técnicas para som, vídeo e efeitos especiais. O cineasta garantiu sucesso internacional com o primeiro filme da série “Guerra nas Estrelas”, lançado em 1977 e vencedor de sete Oscars. Além da famosa trilogia “Indiana Jones”. Dentro da “Lucasfilm” surgiram algumas companhias (divisões), mas algumas se tornaram independentes. Em 1984 Johh Lasseter saiu da Disney onde trabalhava com animações, uniu-se a George Lucas e passou a produzir efeitos especiais, projetou e animou "As Aventuras de André e Wally B" (oficialmente o primeiro curta animado a apresentar personagens e cenários totalmente gerados em 3D).
Em 1986 Steve Jobs comprou uma das divisões, a Graphics Group, por US$ 10 milhões.
A Graphics Group era liderada pelo Dr. Edwin E. Catmull e especializada na criação de softwares de computação gráfica que seriam utilizados em outros filmes de Lucas, como “Star Trek II” e “Young Sherlock Holmes”. Estabeleceu-se como uma companhia independente, com Jobs como Diretor