Sociologia e direito
As relações sociais são estudadas pela sociologia e também pelo direito, afim de que se haja uma harmonia nos meios de convívio social. No campo da sociologia é estudada a formação, transformação e desenvolvimento das sociedades humanas. No direito estabelece e sistematiza as regras para assegurar o equilíbrio das funções do organismo social.
São contextos envolvidos que tem inicio desde a consciência das relações sociais durante a idade média, seguido por linhas de pensamentos de vários autores. Existindo sempre um acompanhamento em relação aos estudos da sociedade, no intuito de analisar as modificações ocorridas na sociedade.
Inúmeras contribuições foram dadas por autores que marcaram história com suas linhas de pensamento, onde Recaséns defende que a moral tem por sujeito o homem individual, e o direito voltado ao indivíduo socializado. Sita ainda que a ciência regula os interesses conflitante: classificando os interesses, harmonizando interesses opostos, definindo os limites e estruturando conflitos.
Durkheim, volta-se a estudos no sentido do direito ser dependente da realidade social. Montesquieu, deixa claro em seus estudos a ligação entre as duas ciências, de tal forma a observar onde há sociedade, há direito. Gurvitch constata que para cada tipo de sociabilidade, existe um tipo de direito. Selznick retrata que a sociologia do direito passa por etapas de desenvolvimento, onde a sociedade esta evoluindo e com ela surgi novos conflitos que não estão tendo soluções tão imediatas, por causa da rapidez dos processos de mudanças sociais.
Em fim, é notória a grande relação entre sociologia e o direito, pois o homem é um ser social, esta sempre ligado e envolvido em aspectos sociais, o que faz necessário acompanhamentos científicos de tais condutas através da sociologia e regulamentação do direito a fim de harmonizar conflitos que sempre haverão de