Pitágoras
Neste trabalho vamos falar da vida e obra de Pitágoras. Ele foi um grande matemático, filósofo e astrónomo grego que fez importantes descobertas, sendo uma delas o Teorema de Pitágoras, o qual vamos abordar apresentando 3 demonstrações do mesmo.
BIOGRAFIA DE PITÁGORAS:
Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a. C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor, daí o seu nome Pitágoras de Samos. Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos, filosóficos e astronómicos da época. Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Atribui-se também a ele o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Sua influência nos estudos futuros da matemática foram enormes, pois foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos actualmente.
DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS:
O quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos, como mostrado na figura
Os quadrados menores representam os catetos, o maior a hipotenusa. Somando os dois quadrados menos temos o valor do quadrado representado pela hipotenusa. | |
Se somarmos as áreas dos quadrados azul e verde teremos a área do quadrado amarelo. Dessa forma, concluímos que b² + c² = a², satisfazendo o enunciado do teorema de Pitágoras.
Todo cone cujo eixo de rotação é perpendicular à base é chamado cone reto, também denominado cone de revolução. Ele pode ser gerado pela rotação completa de um triângulo retângulo em torno de um de seus catetos.
Da figura, e pelo Teorema de Pitágoras, temos a seguinte relação: G2 = h2 + R2 |
CONCLUSÃO: